A condenação por homicídio do médico de Michael Jackson poderia impulsionar a imagem do falecido astro do pop e abrir oportunidades para a venda de seus produtos em diversos mercados, disseram especialistas da indústria.
Um júri de Los Angeles começa as deliberações nesta sexta-feira no julgamento de seis semanas do dr. Conrad Murray. O médico está sendo acusado de homicídio culposo na morte do cantor em 2009, causada pelo anestésico propofol e sedativos.
Jackson já é a celebridade falecida com a maior arrecadação, com vendas de 170 milhões de dólares no ano passado, segundo uma lista divulgada na semana passada pelo site financeiro Forbes.com.
O apelo mundial do cantor de 'Thriller' aumentou desde sua morte, mas alguns especialistas disseram que a imagem de Jackson foi manchada por conta de seus últimos dias tomando drogas intravenosas para conseguir dormir. Essa imagem pode ser apagada se o júri condenar Murray, e Jackson for visto como vítima de seus cuidados negligentes.
'Para vender Jackson à próxima geração de consumidores e para que os pais se sintam confiantes com Jackson, esse estigma precisa ser eliminado, e é isso que a condenação de Murray precisa fazer', disse Jo Piazza, autor de um livro que será lançado, 'Celebrity, Inc.', que analisa os astros e sua imagem comercial.
Do contrário, Jackson 'será sempre conhecido como alguém que morreu da overdose de drogas', disse Piazza.
As crianças estavam entre os consumidores mais fervorosos da música e dos produtos de Jackson desde sua ascensão estratosférica nas paradas de pop nos anos 1970 e 1980. Mas seu apelo foi prejudicado por alegações de abuso infantil quando em sua fase adulta e por seu julgamento e absolvição em 2005 das acusações de abuso sexual.
Depois de seu julgamento, suas finanças atingiram o ponto mais baixo, e ele acumulou 400 milhões de dólares em dívidas.
Documentos do tribunal indicam que os bens de Jackson, administrados pelo advogado de Los Angeles John Branca e o executivo da indústria musical John McClain, pagaram rapidamente as dívidas com a arrecadação de 310 milhões de dólares em lucros em 2010. Mas para continuar crescendo, é necessário atingir novos mercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário